ABC do meu bebê

Geleia de Mocotó, danoninho, gelatina e outros…

Posted on: 5 de dezembro de 2011

Quando nossos bebês começam a se aventurar no mundo gastronômico surgem várias dúvidas nas mamães. Na maior parte das vezes os pediatras só liberam frutinhas e legumes após o 6º mês, mas eis que surgem outras perguntas. Posso dar geléia de mocotó? Danoninho? Gelatina? Biscoito? Pão? Enfim, muitas são as dúvidas e eu, assim como vocês também me questionei sobre isso.

Começo dizendo que é muito importante pensar em alimentar nossos bebês com alimentos saudáveis e da forma mais natural possível, desse modo evite trocar frutas, verduras e legumes por alimentos industrializados, visto que o sabor desses alimentos é mais forte, fazendo com que a sensibilidade do paladar fique menos apurada. Além disso os alimentos industrializados contém conservantes, acidulantes, açúcar…. Se for possível adiar a entrada de tais produtos melhor, do contrário, faça uso com moderação.

Vamos então tirar algumas dúvidas?

Geleia de Mocotó:  é extraída do tutano do osso bovino. É um alimento rico em carboidratos, o que oferece bastante energia as crianças, e também é rico em açúcar, vitaminas do complexo B, e vitaminas A e C.

Apesar de ter vitaminas e ação antioxidante não é bom dar sempre ao bebê, pois contém corante, conservante e açúcar, além do mais um potinho contém muitas calorias, portanto é bom evitá-lo caso seu baby esteja muito acima do peso.

Danoninho e similares: A marca, dona do produto indica o uso do produto após 01 ano de idade. Preciso dizer mais?

Prefira iogurte natural com frutinhas batidas, é mais saudável.

Gelatina: É retirada das cartilagens e dos ligamentos das juntas ósseas do boi. Essas partes são fervidas para que o colágeno (proteína formada por diversos tipos de aminoácidos) se solte e misture-se com água para resultar em um composto chamado mocotó. A mistura é desidratada, purificada e transformada em pó e é acrescentado açúcar e sabores.

Ela é fonte de proteína e não tem colesterol, mas nem por isso é para ser consumida de forma exagerada. É uma sobremesa que não tem alto valor calórico, mas contém açúcar, corantes e aromatizantes em sua composição, que fazem engordar e podem causar alergia. Portanto, modere no consumo.
Atenção: A gelatina é recomendada apenas para crianças maiores de um ano por conter proteínas que são alergênicas, corantes e aromatizantes artificiais.

Ovos: (Texto retirado do blog alimentosaudeinfantil.wordpress). Decidi por transcrevê-lo aqui por concordar com todo o escrito.

Os ovos fazem parte da lista de alimentos potencialmente alergênicos para bebês, assim como o leite de vaca, a soja, amendoim e nozes. De um lado, nutricionistas (e vários pediatras),  recomendam a oferta cautelosa do ovo apenas após  o bebê completar 1 ano de idade.

A razão para isso é que o perigo do ovo mora na clara, onde está a albumina. Ela não é a única proteína do ovo (que possui outras 3), mas é a maior responsável por reações alérgicas como:  Rinite, asma, dermatite atópica e eczemas, náusea, vômitos, chiado no peito, anafilaxia (reação alérgica aguda) etc. Para o bebê que iniciou a alimentação complementar (após 6 meses), deve-se começar oferecendo apenas a gema.

(Cozinhe em água, dê 1/4 da gema, depois 1/2, e aumente até chegar na gema inteira. A clara, deixe de lado, por enquanto.)

 

Bom, não custa repetir que os bebês só devem ingerir alimentos industrializados após 01 ano, devido ao risco  de alergias e infecções. Porém, alguns pediatras e nutricionistas  liberam seu uso, com moderação, antes dessa idade. É importante que a inserção desses alimentos seja feita de forma gradual, começando com poucas quantidades e aumentando gradualmente de acordo com as reações apresentadas pelos filhotes.

Anúncios

4 Respostas to "Geleia de Mocotó, danoninho, gelatina e outros…"

Meu bebe tem 6meses posso dar geleia de mocoto a ele.

Olá Ana Claudia!!
O ideal seria a introdução de outros alimentos como frutas após os seis meses e a geléia de mocotó lá pelos 8 ou 9 meses, já que segundo alguns nutricionistas, a geléia de mocotó, tão utilizada por nossas avós, não vem sendo mais indicada pelo fato de conter conservantes e corantes.Procure sempre compotas feitas com frutas caseiras e o mais natural possível, mas na hora do aperto, ou na pressa…Bj

L

Muita palhaçada essas frescura a não pode isso não pode aquilo vc segue à risca e a criança viver ferrada ta sempre doente vive na pediatra se a médica disse deixe seu filho um ano sem tomar banho aí as mães vão seguir arisca a filha de uma amiga já tem dois anos e só vive doente não anda mal fala pois a mãe tem frescura não deixa a menina nem engatiar pó fala sério e muita bobera sabe mães assim não eram nem pra ter filhos já se viu não pode dar água a criança só depois dos seis meses olha isso é loucura desculpa meu desabafo

Olá Giovanna,
Concordo com você em parte… As mães de primeira viagem geralmente tem muitas dúvidas sobre como agir com o seu bebê, o que fazer, o que dar… Mas acredito que quando nos tornamos mães de verdade acabamos com conhecer o nosso bebê e saber o que é melhor para ele. Lembro de ficar super preocupada em comprar uma chupeta anti sufocamento para o meu pequeno e eis que conversando com minha irmã ela diz:” Tantas crianças usaram chupetas sem ser anti sufocamento e estão vivas e saudáveis, porque você quer essa específica?” E com toda razão, acredito que em alguns momentos a mídia e o excesso de informação acabam atrapalhando. Tenho amigas que começaram com mingau super cedo quando crianças, por falta de leite materno, falta de condições financeiras entre outros e estão saudáveis. Fique à vontade para desabafar sempre!!! Aqui o espaço é democrático!! E pode ter certeza que eu te entendo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: